Consultar um pneumologista é importante para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.
Médica formada na Universidade Federal de Mato Grosso HUMAP-UFMS 2011- 2017
Residência em Clínica médica pelo HUMAP-UFMS 2018-2020
Residência em Pneumologia pelo HUMAP-UFMS 2022 -2024
Um pneumologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas aos pulmões e ao sistema respiratório. Eles lidam com uma ampla variedade de condições, desde problemas respiratórios agudos, como pneumonia e bronquite, até doenças crônicas, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar e câncer de pulmão.
Os pneumologistas também tratam distúrbios do sono, como apneia do sono e insônia relacionada a problemas respiratórios. Eles podem realizar testes de função pulmonar para avaliar a capacidade pulmonar e ajudar no diagnóstico de doenças pulmonares. Além disso, os pneumologistas podem estar envolvidos no tratamento de pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI) que requerem suporte respiratório avançado.
É recomendado consultar o pneumologista quando são observados sinais e sintomas que possam indicar alterações respiratórias, como por exemplo:
Assim, é importante que o pneumologista seja consultado assim que forem notados os primeiros sinais e sintomas, principalmente se a pessoa fumar com frequência, para que sejam feitos exames, seja identificada a causa dos sintomas e, assim, seja possível iniciar o tratamento mais adequado.
De forma geral, durante a consulta, o pneumologista avalia os sinais e sintomas apresentados pela pessoa, seus antecedentes médicos e familiares, além de ser realizada a ausculta dos pulmões e do coração com o objetivo de identificar a presença de algum ruído respiratório.
Além disso, para identificar a causa dos sintomas, o médico pode indicar a realização de alguns exames, como espirometria, oximetria, exames de sangue, radiografia de tórax, tomografia computadorizada, broncoscopia, ecografia e/ ou biópsia pleural, por exemplo.
Uma abordagem centrada no paciente, com explicações simples e apoio constante.
Experiência profissional, oferecendo uma visão compassiva e detalhada.
Empatia com atenção aos mínimos detalhes com o princípio de medicina centrada no paciente de forma humanizada e profissional.
© Desenvolvido por Gch Digital