Consultar um endocrinologista é importante para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.
Consultar um endocrinologista é importante para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.
Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Rondônia (2014-2020).
Residência em Clínica Médica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS) - 2021 a 2023.
Residência em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS) - 2023 a 2025.






Um endocrinologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de distúrbios hormonais e metabólicos. Esses distúrbios podem afetar uma ampla gama de sistemas do corpo, incluindo metabolismo, crescimento, reprodução, regulação de peso, entre outros. Alguns dos distúrbios mais comuns tratados por endocrinologistas incluem diabetes, doenças da tireoide, distúrbios da glândula adrenal, distúrbios da hipófise, distúrbios da reprodução, como infertilidade e menopausa, entre outros.
É recomendado consultar o endocrinologista quando forem percebidos sinais ou sintomas que possam ser indicativos de alteração na produção de hormônios, como:
Na presença deste tipo de sintomas, o endocrinologista irá fazer uma avaliação clínica e poderá indicar a realização de exames de sangue.
A consulta com endocrinologista começa com uma entrevista chamada anamnese. É durante essa etapa que o médico coleta informações sobre o histórico de saúde, doenças preexistentes e o motivo da visita do paciente ao consultório. Portanto, é fundamental compartilhar todos os sintomas e razões para o encontro.
O endocrinologista geralmente realiza o exame clínico e, se preciso, solicita procedimentos complementares como testes laboratoriais e de imagem, a fim de visualizar estruturas como a tireoide, ovários ou testículos.
A escolha dos testes complementares vai depender da suspeita clínica formada a partir da anamnese e exame físico.
Uma abordagem centrada no paciente, com explicações simples e apoio constante.
Experiência profissional, oferecendo uma visão compassiva e detalhada.
Empatia com atenção aos mínimos detalhes com o princípio de medicina centrada no paciente de forma humanizada e profissional.
© Desenvolvido por Gch Digital